Quem nós somos?

Ana Rita Costa, Claudia Couto, José Moreira, Sara Barbosa. Licenciatura em Gestão pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro.

sexta-feira, 20 de março de 2015

#16 6 coisas que deve incluir no seu currículo

Comentário:
Um currículo é a ferramenta que mais ajuda os Recursos Humanos de determinada organização a tomar a melhor decisão, no que toca ao colaborador que pretende contratar.
Torna-se então fundamental termos noção daquilo que o mesmo deve, ou não, conter. E é sobre esta temática que se debruça a notícia que vos trazemos hoje, sendo uma informação que pode ser bastante útil para o nosso futuro, pois todos teremos de fazer um currículo caso queiramos arranjar emprego, seja ele qual for. Estando aqui expostas as 6 coisas mais importantes a colocar num currículo.
Na nossa opinião, este artigo pode vir a ajudar-nos num futuro cada vez mais próximo a apresentar resumidamente o mais importante sobre nós e o nosso percurso profissional.



Ba­si­ca­mente, os em­pre­ga­dores querem ver onde é que os can­di­datos ga­nharam, apren­deram, e con­tri­buíram. Se deve in­cluir coisas como uma frase ob­jec­tiva, uma lista de ha­bi­li­dades, e a von­tade edu­ca­ci­onal, de­pende do seu nível de ex­pe­ri­ência e in­dús­tria – mas aqui estão seis coisas sim­ples que deve in­cluir sempre no seu cur­rí­culo.

1. Informação de contacto

Isto pode pa­recer óbvio, mas os can­di­datos às vezes es­quecem-se de in­cluir in­for­ma­ções bá­sicas como o en­de­reço de cor­reio elec­tró­nico, ou então en­terram-no no fim.
In­clua o seu nome, nú­mero de te­le­fone, cor­reio elec­tró­nico, e URL para o seu Lin­kedIn, mesmo no topo da pá­gina. E não pre­cisa de in­cluir a sua mo­rada.
A es­cri­tora de cur­rí­culos exe­cu­tiva Mary Eli­za­beth Brad­ford su­gere in­cluir apenas um nú­mero de te­le­fone e en­de­reço de cor­reio elec­tró­nico:
“Al­gumas pes­soas in­cluem os nú­meros de casa e te­le­móvel, por exemplo – mas eu acho que a es­colha de muitos con­tactos é con­fusa. Fa­ci­lite a com­pre­ensão do leitor de como o con­tactar.”

2. Palavras-chave do anúncio de emprego

Vai querer in­cluir (sem pa­recer que fez muito co­piar-colar) al­gumas das pa­la­vras-chave e frases do anúncio do em­prego a que se can­di­data. Isto é es­pe­ci­al­mente im­por­tante se o em­pre­gador usar um sis­tema de re­visão dos cur­rí­culos.

3. Realizações e conquistas

O em­pre­gador pre­cisa de saber o que é que fez para con­tri­buir para o cres­ci­mento do seu de­par­ta­mento, equipa, e em­presa, para de­ter­minar se os seus pontos fortes se ali­nham com as ne­ces­si­dades e res­pon­sa­bi­li­dades da sua em­presa e vaga de tra­balho.

4. A narrativa da sua carreira

In­de­pen­den­te­mente de estar a cons­truir um cur­rí­culo fun­ci­onal ou cro­no­ló­gico, é crí­tico que haja algum tipo de his­tória pro­fis­si­onal. Mas tenha atenção para tornar a sua his­tória numa que seja in­te­res­sante ler.

5. Métrica

Os em­pre­ga­dores pre­cisam de nú­meros para serem ca­pazes de ava­liar o âm­bito da sua lar­gura de banda. Ne­nhuma po­sição está isenta da me­dição de re­sul­tados. E a mé­trica ajuda os em­pre­ga­dores a de­ter­minar se uma pessoa é capaz de li­derar uma equipa, gerir cli­entes, ou fazer o ne­gócio crescer. A mé­trica também é uma boa forma de fun­da­mentar as suas con­quistas.

6. URLs relevantes

De­pen­dendo do seu campo de tra­balho ou po­sição para que se está a aplicar, pode ser útil in­cluir links para o seu tra­balho (ar­tigos que es­creveu, web­sites que de­se­nhou, fo­to­gra­fias que tirou, etc.).
Tina Ni­colai, acom­pa­nha­dora de car­reira exe­cu­tiva e fun­da­dora da Ré­sumé Wri­ters’Ink, co­menta:
“Os can­di­datos têm de se mos­trar no papel como se es­ti­vessem a ser es­cru­ti­nados por um re­cru­tador. Hoje em dia, os re­cru­ta­dores estão mais que so­bre­car­re­gados e não têm tempo para con­duzir en­tre­vistas ini­ciais muito grandes pelo te­le­fone para ob­terem in­for­ma­ções es­pe­cí­ficas."
Sa­bendo isso, o seu ob­je­tivo deve ser in­cluir in­for­mação su­fi­ci­ente uti­li­zando o mí­nimo de pa­la­vras pos­sí­veis, diz Brad­ford.
“Menos vale mais, na mai­oria dos casos, e es­crever de­ma­siado é ge­ral­mente o erro mais comum que vejo. Não quer que atri­butos chave se percam num mar de in­for­mação só porque já viu tudo e fez tudo o que havia para fazer. Acentue as suas ha­bi­li­dades, va­lores mé­tricos, e ha­bi­li­dades de li­de­rança para que apre­sentem o me­lhor ce­nário para si na nova po­sição, e mi­ni­mize o resto.

Bónus: caraterísticas de um currículo perfeito

O con­tra­tador vai notar e apre­ciar, se:
  • O candidato à vaga não tentou reduzir o currículo a uma página só;
  • As habilidades-chaves estão descritas separadamente, antes da lista de experiência, e se estão destacadas;
  • As tarefas e uma lista de êxitos estão descritas minuciosamente para cada lugar de trabalho indicado;
  • Os indicadores quantitativos estão apontados em todos os locais possíveis;
  • O candidato mencionou anteriores locais de trabalho para mostrar o seu progresso;
  • A secção "Formação" está exposta no fim do currículo.
Link:https://insider.pro/pt/article/2784/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opiniões

Total de visualizações de página