Nos dias que correm muitas são as pessoas que me perguntam se ainda vale a pena ser pontual. Em contexto profissional deparamo-nos com atrasos sistemáticos, horários de reuniões que não são respeitados e, ainda, na maioria dos serviços, temos que esperar eternidades. Daí a pergunta se ainda vale a pena ser pontual...
Recentemente, ao dirigir-me pela primeira vez a uma clínica, li um placar com a seguinte mensagem: “pontualidade é respeito”. Concordo plenamente.
Importa pensar um bocadinho sobre o conceito de pontualidade. Afinal o que significa? Pontualidade é exactidão. É rigor. É organização. Por isso, ser pontual reflecte uma série de características sobre o nosso comportamento e a nossa personalidade. É, também, boa educação e demonstra respeito pelas pessoas com quem interagimos.
A falta de pontualidade está quase sempre associada a má gestão: sem planeamento é preciso estar permanentemente a mudar e a reajustar rotinas e horários. As consequências do não cumprimento de horários podem ser catastróficas na projecção da imagem e na gestão da carreira profissional.
Se é daquelas pessoas que nunca chega a horas para nada a primeira coisa a fazer é uma análise das tarefas diárias: inicie esta avaliação desde o acordar ao deitar. Aceite que é preciso alterar comportamentos, por exemplo, passar a deitar-se mais cedo. Organize-se: atrasos e desorganização andam de mãos dadas!
É preciso estar consciente da passagem do tempo, pelo que os relógios são determinantes: no pulso, no telemóvel, no carro, no computador… A escolha é diversificada e ajuda a estarmos consciente das horas.
Planeie e programe com rigor. Comprometa-se consigo próprio a estar sempre dez minutos antes da hora marcada, podendo assim contornar eventuais atrasos. Na eventualidade de chegar cedo, o que raramente acontece por motivos de trânsito e complexidades de estacionamento, aproveite os minutos disponíveis para ler, para cuidar da sua imagem ou para tomar um café.
Sempre que se atrase para um compromisso telefone antecipadamente a avisar e não à hora que o encontro estava marcado. Este gesto é revelador da sua educação, responsabilidade e profissionalismo.
É preciso determinação para mudar uma postura infelizmente tão marcada na nossa sociedade. Desejo boa sorte!
Susana de Salazar Casanova
Comentário : Esta notícia fala-nos num dos principais problemas em Portugal, sendo esse a falta de pontualidade dentro da empresa.
Este artigo apresenta-nos como título se vale a pena ser pontual ou não, a nossa opinião é que é óbvio que sim, pois um funcionário ao chegar sempre a horas, passa uma boa imagem para a empresa e consequentemente essa pessoa revela-se uma pessoa competente. Os constantes atrasos em compromissos revela uma pessoa com má formação, mau profissionalismo e acima de tudo revela uma má gestão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opiniões