Quem nós somos?

Ana Rita Costa, Claudia Couto, José Moreira, Sara Barbosa. Licenciatura em Gestão pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

#5 Entrevista - Gerente de loja Recheio







Como consegue cativar/motivar os seus empregados para desempenharem de modo tão eficaz tarefas rotineiras?
Em primeiro lugar, consigo facilmente pôr-me na situação e na pele dos meus colaboradores visto que desde muito novo, por volta dos 16 anos, iniciei o meu trabalho no Recheio como “tapa-buracos”, isso permite-me conhecer o outro lado daquele que vivo agora, cuido das pessoas e dou valor porque também eu comecei por baixo. Lidero equipas à quinze anos, quando aqui cheguei deparei-me com uma equipa desmotivada, um cenário que eu caracterizava como a Líbia, pois cada sector era um território.
Em segundo lugar, considero que para manter uma equipa motivada é necessário termos respeito por nós tanto como pelos outros. Tento ser justo e coerente, posso repreender alguém como a seguir elogiar, no entanto tudo feito na altura correta e sempre de forma a evitar erros constantes e a valorizar cada pessoa, sabê-las reconhecer.
Mantenho uma relação de proximidade com todos, tanto que quando chego no início do dia faço questão de cumprimentar todos os meus colaboradores e no fim do dia todos se despedem de mim, para que todos se sintam importantes na empresa. Divido as coisas boas por todos no entanto o mal apenas por um. Para mim são os trabalhadores que fazem a empresa.


Como se define enquanto líder?
Em duas palavras: militar (alcunha pela qual sou conhecido no grupo) e uma águia como eu me auto-defino.
Sou extremamente auto-confiante, para mim eu sou o melhor, em qualquer aspecto e qualquer pessoa tem que pensar deste modo para querer ascender na sua vida.
Além disso, como já referi sou bastante próximo das pessoas com quem trabalho e defendo a minha equipa ao máximo, tento que eles se sintam todos úteis. No entanto sou respeitado apesar de também considerado um ombro amigo.


Como lida com o risco e com a incerteza?
Acho que isso é visível na medida em que todos os semestres tenho que estabelecer um objetivo em termos monetário daquilo que a minha loja será capaz
de gerar. Se o valor for superior em 5% ao que eu estabeleci como objetivo todos os trabalhadores receberão parte de um salário variável, disponibilizado pelo grupo até um máximo de 250 euros.
Tenho que ter noção e pesar todos os fatores que poderão influenciar o alcance ou não do objetivo que eu acho que os meus colaboradores, em equipa, vão conseguir atingir.


Explique-no, sucintamente, a missão do Recheio em concreto e do grupo Jerónimo Martins.
O grupo Jerónimo Martins, em geral, tem como principal missão a satisfação dos seus clientes em primeiro lugar mas também dos seus accionistas. Pretende por à disposição dos seus clientes, que posteriormente ir por os mesmos produtos à disposição da sociedade, produtos com elevada qualidade no entanto a preços que sejam o mais rentáveis possível.

José Barros - gerente do Recheio

2 comentários:

Opiniões

Total de visualizações de página