
A história do feriado que se comemora esta sexta-feira em Portugal remonta ao dia 1 de maio de 1886 em Chicago, nos EUA. Na altura, milhares de operários fizeram greve, numa luta para obter o direito de trabalhar apenas 8 horas por dia. O protesto culminou em manifestações violentas e paralisação geral das fábricas.
Durante os dias que se seguiram, a violência tornou-se uma marca das ações entre a polícia e os manifestantes. O que era apenas um protesto tornou-se num verdadeiro massacre: no dia 4 de maio 12 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas. A tragédia ficou conhecida como Revolta de Haimarcet entre os norte-americanos.
Inspirados pelo que se tinha passado nos EUA, a Internacional Socialista – uma organização de partidos socialistas e trabalhistas criada em Paris – decidiu homenagear as vítimas do massacre norte-americano, fazendo do dia 1 de maio uma data de comemoração dos protestos pelas lutas sindicais. Mais tarde, em 1919, o congresso francês aceitou reduzir o horário de trabalho para 8 horas e declarou a data como feriado.
Apesar de terem sido os principais responsáveis pela conquista, nos EUA e Canadá não se comemora o feriado do Dia do Trabalhador no dia 1 de maio. Tanto norte-americanos como canadenses recusam festejar a data que acabou por matar e ferir tantas pessoas.''
Fonte: www.cmjornal.xl.pt/tecnologia/detalhe/google_comemora_dia_do_trabalhador.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opiniões