Quem nós somos?

Ana Rita Costa, Claudia Couto, José Moreira, Sara Barbosa. Licenciatura em Gestão pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

#35 Organizar as diferenças

''Uma empresa opera utilizando uma combinação de recursos. O objetivo do empresário é de tentar organizar todos os recursos disponíveis de forma a rentabilizar o seu investimento.

Os recursos investidos são finitos, portanto em princípio, não deverá haver lugar a desperdícios.
Um dos recursos mais importantes numa empresa são os recursos humanos.

Os trabalhadores assim como os responsáveis da empresa, sendo humanos, são todos muito diferentes, fruto das suas origens culturais, trajetos e experiências académicas e profissionais. Cada um tem sua visão e opinião na forma como a empresa utiliza os seus recursos.

Daqui surgir o termo organização.
Organização significa de um certo modo utilizar as diferenças.

É muito importante saber gerir diferenças de opinião e de objetivo, quando se trata de gerir ou dirigir uma empresa ou mesmo uma família.

As pessoas são diferentes, cada um tem a sua personalidade e particularidade. Somos todos seres inteligentes com tendências diferentes. O pressuposto positivo é que toda a gente pode ser útil e produtiva e que as diferenças são úteis.

Mas a realidade é que as diferenças criam dificuldades, e, portanto, temos que interagir constantemente de forma a aplanar as protuberâncias, atenuar e limar as arestas das diferentes personalidades para que seja possível às pessoas, trabalhadores e responsáveis da empresa, ter um objetivo congruente com a empresa.
O desafio de facto reside em unir estas diferenças numa causa comum.

É mais fácil, sem dúvida alguma, dirigir uma organização em que todas as pessoas sejam robôs, portanto todos os colaboradores são condicionados e obedientes.

É mais fácil e ao mesmo tempo mais perigoso. Perigoso porque coloca toda a responsabilidade de planeamento da organização e sobrevivência nos ombros de umas quantas pessoas.

As pessoas envelhecem e o mundo muda muito rapidamente e a organização tem de estar constantemente adaptar-se reinventar-se as novas condições do mercado. Os responsáveis não ouvem e não aceitam a opinião de mais ninguém.

Esta não é uma estratégia segura que permita a continuação e renovação constante da organização.
Os avós sábios e as organizações sábias, cultivam as diferenças e depois procuram combiná-las de forma proveitosa.

A introdução de procedimentos e criação de rotinas permite à organização gerir por exceção.
Este processo é na realidade o segredo para se organizar.''


Fonte: www.barlavento.pt/index.php/noticia?id=63696

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opiniões

Total de visualizações de página