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Ana Rita Costa, Claudia Couto, José Moreira, Sara Barbosa. Licenciatura em Gestão pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro.

sábado, 7 de março de 2015

#9 A importância da Gestão de Recursos Humanos

''A Gestão dos Recursos Humanos, sendo aceite pela generalidade dos gestores como algo fundamental para o sucesso de qualquer Organização, deverá ser alvo da mais profunda atenção e análise, algo que se torna ainda mais importante se defendermos a ideia que o recurso principal de qualquer organização são as pessoas. 

Certamente alguma vez já implementou ou ponderou realizar uma Avaliação de Desempenho, tentando perceber desta forma o potencial dos seus colaboradores e verificar os respectivos pontos fortes e fracos, de forma a apoiar na formação e desenvolvimento daquelas competências eventualmente menos promissoras em cada colaborador. A verdade é que dificilmente alguma avaliação de desempenho, isolada de outras técnicas, poderá ter o sucesso mais adequado com vista ao Desenvolvimento Organizacional. Um conjunto de actividades no seu todo, que abordaremos de seguida, trará maiores garantias de sucesso sempre que se pretenda uma evolução profissional e contínua por parte dos colaboradores. 
Estudo do Clima ou Ambiente Organizacional, permite avaliar o grau de motivação dos colaboradores e a sua real interiorização dos valores organizacionais. É importante perceber se a motivação para o exercício da actividade está relacionada com factores de índole pessoal (endógenos), ou ambientais (exógenos), e aqui podemos apontar aspectos como as ferramentas disponíveis, as condições de trabalho ou a integração na equipa, entre outros possíveis.
Para quem pense que a Análise e Descrição de Funções é algo menor, importa recordar que o Director ou Técnico de recursos Humanos, podem ser alvo de mudanças profissionais como qualquer profissional, pelo que o registo detalhado da descrição da função (tarefas e actividades) e os seus Requisitos (Habilitações e Competências necessárias para a sua execução), tornarão muito mais fácil a tarefa do recrutador (um novo Director ou Técnico RH que ainda não conhece toda a realidade da empresa ou mesmo uma empresa exterior). Também se cada um souber exactamente os seus objectivos ou o que é esperado da sua actividade, com maior exactidão e justiça se poderá recompensar ou formar um mais correcto juízo pelo exercício da sua função.
Nos Processos de Recrutamento, a observância das diversas condicionantes (as exigências da função e o seu ambiente influenciador) que possam ajudar a traçar o perfil mais adequado, e com base nele, a pesquisa dos candidatos com o maior número dos requisitos ao preenchimento de uma determinada vaga, dará maiores certezas de sucesso na contratação de um novo colaborador. Também, não raras vezes, quando alguém decide aceitar um convite profissional, formal ou informalmente, foi-lhe apresentado a possibilidade de progredir hierarquicamente ou de alargar o seu âmbito de responsabilidades, algo que muitas vezes não passa à realidade. É de primordial importância que as expectativas criadas possam ser alcançadas e que para tal dependa apenas o desempenho do colaborador (partindo do principio que todas as ferramentas de trabalho são disponibilizadas ao colaborador). Até no momento de optar por candidatos internos para ocupar uma vaga entretanto criada, é importante que as diversas opções sejam comparadas equitativamente, para tal, a utilização de um Assessment Center, utilizando e explorando as correctas competências nos candidatos (as mais importantes para o exercício da função), pode revelar por vezes algumas surpresas, e o candidato à partida mais adequado pode até revelar-se uma escolha menos acertada. Deve-se considerar uma análise ao absentismo ou à rotatividade de pessoal, sempre que alguma função ou departamento seja alvo de mudanças frequentes de trabalhadores. A constante entrada e saída de funcionários, para além de causar uma quebra na produtividade (não esqueçamos que é necessário formar alguém para se adaptar à função (Programas informáticos, aprendizagem de procedimentos internos, conhecimento do sector e da empresa, etc.), poderá também causar uma imagem desadequada ou negativa da empresa para o seu exterior. 
Também a existência de um Plano Previsional de Recursos Humanos, permite tomar as medidas mais adequadas e atempadas de acordo com os objectivos de cada Organização, antevendo também possibilidades de saídas de pessoal, novas contratações, entre outros. 
Este conjunto de mecanismos, permite uma melhor utilização dos Recursos Humanos, de forma a auxiliá-los no seu principal objectivo individual (o seu sucesso pessoal e profissional) e o consequente principal objectivo colectivo (Sucesso da Organização). Há teorias tão simples e verdadeiras que jamais podem ser esquecidas. A Motivação dos colaboradores dentro de uma Organização conduz garantidamente ao seu melhor desempenho e a um consequente aumento da produtividade.''
Fonte: http://www.blanes.pt/82-artigos/119-a-importancia-da-gestao-de-recursos-humanos

Comentário: A noticia que trazemos hoje fala sobre a importância da gestão de Recursos Humanos nas organizações.
A Gestão de Recursos Humanos é uma área fundamental para a Gestão já que cada vez mais os Recursos Humanos deixaram de ser vistos como simples Recursos com determinadas competências que exercem determinadas funções.
Neste artigo, Paulo Batista vem reforçar a importância de diversos mecanismos ligados aos Recursos Humanos, que ajudam a uma melhor ''utilização'' dos Recursos Humanos, para que estes sejam auxiliados no nos seus objetivos pessoal e profissional bem como no sucesso da organização.
Assim, consideramos que é importante que os gestores tratem as pessoas como elementos básicos da organização para que exista eficácia organizacional.

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