Quem nós somos?

Ana Rita Costa, Claudia Couto, José Moreira, Sara Barbosa. Licenciatura em Gestão pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

#2 Estudo: quando trabalhar em casa é bom para trabalhadores e patrões

''Cada vez mais, trabalhar em casa começa a ser uma opção dos trabalhadores que, graças a um simples computador, podem exercer as suas funções sem ter que pôr o pé no escritório. E segundo um novo estudo da Universidade de Stanford esta deveria ser uma atitude que mais pessoas deveriam assumir.


Trabalhar em casa pode ser benéfico para a sua saúde e produtividade, escreve o Huffington Post, que, baseando-se nas conclusões deste estudo, refere que as pessoas que trabalham em casa apresentam melhores níveis de produtividade, andam mais satisfeitas e apresentam menos cansaço.
O estudo foi realizado a um total de 255 trabalhadores de uma empresa de viagens chinesa, que já ali trabalhavam há mais de seis meses. Metade dos trabalhadores esteve a trabalhar em casa durante um período de nove meses, enquanto o outro grupo se manteve no escritório. Os dois grupos possuíam o mesmo horário de trabalho e as mesmas tarefas.
Enquanto o grupo que se manteve no escritório manteve os níveis de produtividade, os que estavam em casa aumentarem em 13% o total de trabalho efetuado. Estes resultados tiveram em conta o número vendas e a interatividade com os clientes.
Os investigadores acreditam que, para tal, contribuiu o facto de haver menos barulho e distrações, menos pausas no trabalho e menos baixas por doença.
Trabalhar em casa melhora também as noites de sono dos trabalhadores, defende o autor do estudo, uma vez que o trabalhador tem maior liberdade para controlar os seus horários.
Por tudo isto, os investigadores aconselham as empresas a darem liberdade aos funcionários para trabalharem em casa ocasionalmente, como forma de os manter mais motivados.''

Comentário: A noticia que escolhemos hoje retrata de forma bem clara as vantagens de trabalhar em casa. Estas são inúmeras tanto para a organização como para os funcionários, tal como nos foi indicado ao longo das aulas de Gestão de Recursos Humanos. Claro que trabalhar em casa é algo que não está ao alcance de todas as profissões e é também, uma modalidade pouco enraizada na cultura Portuguesa. 
Apesar disso, acreditamos que esta modalidade será cada vez mais uma tendência Portugal, uma vez que esta ''liberdade'' ajuda a manter os funcionários mais motivados e isso beneficiará toda a organização.

Um comentário:

  1. Enquanto alguém que já trabalhou desde casa, só posso recomendar. Permite muito mais conforto, flexibilidade e, acima de tudo, produtividade. Ainda assim, também requer um maior esforço por parte da empresa para criar um espírito e ideais que sejam cumpridos, mesmo a partir de casa. O que eu gostava, particularmente, era da ideia de existirem atividades que a empresa fazia em conjunto, e em pessoa, para fomentar o espírito de equipa (como uma tarde dedicada a paintball, por exemplo). Espero que esta modalidade venha a ser mais comum em Portugal.

    ResponderExcluir

Opiniões

Total de visualizações de página